Artigos Produções Académicas
Utilização de Resíduos de Vidro Na Fabricação de Concreto
Cristiane Kassburg
FARO 2015
Neste, a autora propõe que o resíduo de vidro de embalagem pode ser moído e substituído como agregado fino para a fabricação do concreto. A mesma demonstra, através de experimentos práticos, que a utilização do resíduo de vidro não altera a resistência a compressão do concreto. A PRS Recicladora fomentou a Engª. Civil Cristiane Nazário Kassburg com material e apoio técnico. Com isto, a PRS Recicladora utiliza da mesma metologia que a autora propõe para a fabricação do seus artefatos de concreto, para fins não estrutural.
Estudo Para Implantação de Usina de Reciclagem de Resíduos Classe A Da Construção Civil No Município de Porto Velho/RO
Samalei Luz da Silva
UNIR 2015
No trabalho de conclusão de curso da Engenheira Civil Samalei Luz da Silva, pela UNIR, a autora conclui que a implantação de uma Usina como a da PRS Recicladora no município de Porto Velho é uma solução sustentável e que se faz necessário. No trabalho é levantado dados da geração de resíduos classe A na capital rondoniense, é proposto o layout de uma usina deste segmento e detalha como é o gerenciamento para pequenos e grandes geradores.
Estudo da Viabilidade de Implantação de Uma Usina de Resíduos Sólidos da Construção Civil Em Porto Velho.
Isis Pianoviski
FARO 2015
No trabalho, a autora busca se existe a viabilidade de uma usina de resíduos da construção no município de Porto Velho. Diferencia-se no trabalho anterior pelo fato de levar em consideração os custos de investimento e retorno. Levanta-se questionamentos em relação a utilização do agregado em tempos de crise. Como a população pode alavancar a sua qualidade de vida e ainda destinando corretamento os resíduos gerados nos grandes centro.
Utilização De Resíduos Da Construção Civil Como Material Alternativo Nas Camadas De Base E Sub-Base Da Pavimentação Urbana Da Cidade De Porto Velho/RO
Camila Lira Dias
UNIR 2017
Trabalho realizado por Camila Lira, da Universidade de Rondônia (UNIR), mostra os resultados técnicos e financeiros na utilização de agregado reciclado (RCD – Resíduos de Construção e de Demolição) na pavimentação urbana. É mostrado ainda uma balança entre o equilíbrio ecológico e financeiro.
Análise da Gestão dos Resíduos de Construção e Demolição No Município de Porto Velho/RO: Um Estudo De Caso
Ibrahim Neres Martins Santos
FARO 2017
O autor faz uma análise geral da geração de resíduos na capital rondoniense. O trabalho mostra com clareza as seguintes faces: as empresas transportadoras de entulho, as empresas de construção e o poder público. Através de entrevistas a estas três esferas é denotado como o município tem convergido para a destinação do RCD e o tanto que ainda temos para evoluir. O trabalho é sensacional.
Uso de Resíduo Cerâmico Como Agregado Na Composição De Concreto Granilite: Verificação Quanto à Resistência à Compressão
Pietro Maria Silva Rossi
FARO 2017
Neste artigo, o discente mostra os resultados da substituição da granilha por agregado cerâmico para a produção do granilite. Com o resultado incrível, o autor comprova que com a substituição de 30% da granilha pelo agregado reciclado proveniente da cerâmica possui uma resistência superior a 39% aos 28 dias. Além disso, mostra os resultados de 50% e 100% em substituição a granilha. As resistências foram respectivamente: 36,03 MPa e 34,10 MPa contra os 28,06 MPa do traço convencional. Conclui-se que a utilização do reciclado é viável tecnicamente. Apesar de não ter sido abordado os custos para do material, a PRS Recicladora informa que o m³ do agregado reciclado custa em média 50% mais barato do que o convencional.
Produção de Blocos para Pavimentação Intertravada “PAVER” com Agregados Oriundos de Demolição Da Construção Civil
Bruno Henrique Zirondi de Souza Gilson Castro de Moraes
FARO 2017
Em seu trabalho de conclusão de curso, o aluno Bruno Zirondi mostra os resultados dos blocos do tipo PAVER utilizando agregado recicladora da construção civil. Os resultados apresentados denotam que o bloco não atingiu os parâmetros recomendados pela norma vigente (NBR 9781 – 2013). Entretanto ressalta que para algumas aplicações específicas, o bloco poderá atender a necessidade.
Incorporação do Vidro em Substituição ao Agregado Miúdo (areia) em Argamassas
Ticiane Rodrigues Tiacianelli
FARO 2017
A Engenheira Ticiane Rodrigues comprova em seu trabalho que a substituição do vidro moído pela areia na fabricação de argamassa é completamente viável, inclusive, em seus resultados, obteve-se uma significativa melhora na resistência, trabalhabilidade, aderência de execução e aspecto final sem fissuras se comparado com o traço referencial. Em sua conclusão, incentiva outros estudos em relação a reatividade das reações álcali-sílica do vidro com o cimento.
Logística Reversa na Construção Civil – (Perspectiva da Eng. Produção)
Carlos Augusto Dos Santos
Artigo completamente inovador, o autor Carlos Santos e Kamila Colombo fazem uma perspectiva da Logística Reversa da Construção Civil dentro da Engenharia de Produção. É proposto a otimização da logística reversa dentro de um canteiro de obra. A leitura vale não apenas como embasamento técnico, mas como aprendizagem. Parabéns aos autores.
Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil
Luiz Henrique Scarmucin Fernandes
Faro 2018
Artigo bastante específico de gerenciamento de resíduos em obra no município de Porto Velho. O Eng. Civil Luiz Henrique Fernandes e seu orientador acompanharam de 258637perto a construção do Volpi II. O empreendimento que conta 42 unidades está fazendo o seu descarte de resíduo da construção civil com a PRS Recicladora. O autor mostra o passo a passo do resíduo, desde a geração até a sua destinação. Excelente trabalho.
Reaproveitamento Dos Resíduos De Construção E Demolição “ENTULHOS DE OBRAS” Na Fabricação De Blocos Intertravados A Ser Utilizados Na Construção De Calçadas.
Siguimar Francisco da Cruz
FARO 2014
Trabalho de conclusão de curso do Engenheiro Siguimar mostra a fabricação de artefato de concreto tipo PAVER utilizando resíduos da construção civil com substituição em 25%, 50%, 75% e 100%. O mesmo conclui que a resistência alcançada é menor do que a imposta pela NBR 9780/1987, entretanto é possível a utilização dos blocos em locais de baixa sobrecargas, uma vez que a resistência atingida foi superior a 25 MPA. O estudo também aborda o atual cenário dos resíduos no município de Porto Velho. Trabalho muito claro e fácil de ser lido.
Estudo de Propriedades de Argamassa Produzidas Com Resíduos Reciclados da Construção Civil
Bruna Caroline Santos Batista
UNIR 2020
Bruna Caroline foi aprovado em seu TCC na UNIR. Em seu estudo, a autora fabricou argamassa utilizando agregado reciclado fino. Foi analisado testes de consistencia, porosidade e compressão. Foi notado que o agregado reciclado demanda maior quantia de água para atingir a consistencia necessária. Além disto, a porosidade foi bem superior do que esperado. Já para o teste de compressão, a argamessa de agregado reciclado atende a perfeitamente a norma. Trabalho bastante técnico e com muitas variáveis. Excelente trabalho.
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO COMUM EM TIJOLOS CERÂMICOS MACIÇOS DE ARGILA
Ianca da Silva; Poliana Pessôa; Monnike do Vale; Diego Almeida
UNIR 2020. I CoBICET – Congresso Brasileiro Interdisciplinar em ciência e tecnologia.
Trabalho apresentado no I CoBICET. Os autores adicionaram vidro moído para a fabricação de tijolo cerâmico e avaliou as características de resistência, compressão e análise visual do material final. Concluiu-se que durante a queima do tijolo, o agregado vítrico sofre expansão, alterando as características físicas e quimica do tijolo cerâmico. Trabalho valioso feito pelos autores.
Estudo de Propriedades de Argamassa Produzidas Com Resíduos Reciclados da Construção Civil
Silva, A. B. B. M.; Noé, A. F.; Batista, B. C. C.; Lopes, R. K.; Christoforo, A. L.; Almeida, D. H.
UNIR 2020. 62º Congresso Brasileiro de Concreto – CBC2020.
Artigo publicado no IBRACON, referente ao estudo número 12 – desta mesma página.